Materia site Imperio do Oleo Outubro 202

Quando falamos de filtros, temos que nos ater a tres modelos distintos que se usa em veículos em geral. São os filtros de ar, combustível e o filtro de óleo, cada qual com funções obviamente específicas na moto.

  1. Filtro de ar: tem como função remover as impurezas do ar para que haja uma mistura ar-combustível ideal para a queima. De um modo geral os fabricantes recomendam uma inspeção a cada 10 mil Km. Nessa inspeção fazer a limpeza do filtro com água e sabão e com o filtro limpo, espalhar o óleo lubrificante específico pelo corpo desse componente.

  2. Filtro de combustível: sua função como o próprio nome diz, serve para filtrar as impurezas do combustível (pó, água e resíduos) sendo indispensável na conservação do motor da motocicleta. Recomenda-se a troca desse filtro num intervalo aproximado entre 10 a 15 mil Km, mas esse tempo não é definitivo.

  3. Filtro de óleo: Sua função é reter as diversas partículas, resíduos e impurezas existentes nos canais de lubrificação gerados pelo uso do motor. Impurezas em geral como oxidantes, partículas de metal, poeira e sujeiras. A recomendação é fazer a troca a cada seis meses e também quando se faz a troca do óleo do motor.